Loading

Valmir Vilmar de Sousa

vevesousa1958@gmail.com

AMIGO



Amigo é um ser especial que entra em nossa vida de uma forma sorrateira, inesperada, inequívoca. Ele é como a chuva torrencial o qual não se espera e quando chega traz um lastro de problemas que pensamos nos incomodar com as consequências, no entanto após a tempestade vem a bonança e vemos que este furacão veio para colocarmos nossos pontos nos iss. Este ser é mais que irmão, mas jamais será um pai, uma mãe, porque ele está em nosso caminho para nos orientar, estender um ombro amigo, ouvir nossos lamentos, se preciso for.

Muitas vezes sua ausência se faz necessário. De onde ele estiver estará conectado conosco, nos ajudando, nos imbuindo de palavras e gestos solidários que nos darão forças para continuarmos nossa caminhada.

Idealista, o amigo sorri contigo, chora contigo, brinca contigo, caminha contigo, discute contigo. Lê teus pensamentos, te repreende, é teu confidente. Te abraça, te beija, é isento de preconceitos. Às vezes se faz anjo da guarda te protegendo de possíveis dissabores, no entanto quando preciso ele permite que ocorra erros para nos lembrarmos de estarmos atentos vigilantes com nossas atitudes, nossos pensamentos, nossos preconceitos.

Geralmente desejamos amigos para nós, no entanto já nos perguntamos somos amigos dos outros? Nossa amizade está sendo recíproca com aquele que se identifica e age como tal? Somos coerentes e honestos com o outro? Estamos usando de nossa alteridade para com os nossos amigos? Nossos amigos são do tipo, amigos de bar, de balada, de viagens?

O universo conspira a nosso favor quando desejamos, cremos e fizemos acontecer. O amigo é uma conspiração deste universo, pois ele só se apresenta a partir do momento que realmente desejamos. É salutar estarmos de braços abertos para receber este ser com nossa mente aberta, respeito e simplicidade. Uma gostosa gargalhada, uma música de boa sonoridade, uma boa caminhada para trocar confidencias, um gostoso abraço sentido em todo teu corpo, AMIGO.


Valmir Vilmar de Sousa (Veve) 23/03/17